Results for 'Luiz Diego Sacramento do Carmo'

969 found
Order:
  1. Freud e o sintoma nas Conferências introdutórias: algumas considerações.Luiz Diego Sacramento do Carmo & Wilson Camilo Chaves - 2019 - Natureza Humana 21 (1).
    este artigo objetiva reunir alguns aspectos trazidos por Freud nas conferências introdutórias sobre a psicanálise para serem articulados com alguns aspectos de outros momentos da teoria psicanalítica. A partir disso, apresentaremos como norteamento o levantamento de algumas considerações sobre a noção de sintoma presente em duas conferências: O sentido dos sintomas e Os caminhos da formação dos sintomas. Nestas, o sintoma como portador de um sentido singular e inconsciente a ser interpretado e a dimensão de satisfação libidinal presente no sintoma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Malestar y declive de la cultura en Freud.Diego Luiz Warmling & Renato dos Santos - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):85-105.
    This article analyzes the notion of malaise resulting from the tension impulses between individuals and cultures, according to the results achieved by Freud's psychoanalytic reflexes. Despite certain moments in his work, it is possible to envision a certain possibility of emancipation of the individual through reflection or clinical analysis itself, or the psychoanalyst does not fail to notice a certain entropy present not only in the human being, but in the whole being alive. It is a movement within the organism (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    A sexualidade entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.Diego Luiz Warmling - 2017 - Perspectivas 2 (1):77-93.
    Dos estudos que Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este projeto versará sobre os modos como a relação entre sexualidade e existência pode ser compreendida à luz de uma reinterpretação ontológica e fenomenológica da psicanálise freudiana. Com efeito, a partir de Três Ensaios sobre e Teoria da Sexualidade, veremos, num primeiro instante, como os atos humanos não são determinados apenas por um inconsciente falho e involuntário; dado que as produções do inconsciente do outro influem sobre as fontes do inconsciente subjetivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  45
    O corpo E as três dimensões da sexualidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-ponty.Diego Luiz Warmling - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):53-73.
    Dos estudos que Maurice Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este artigo versa sobre os modos como a questão da sexualidade pode ser compreendida. Com efeito, dentro desta perspectiva, o corpo não se confunde com aquilo que se pode pensar dela a partir de uma perspectiva tanto objetivista quanto subjetivista, mas diz respeito à nossa forma ampla de inserção no mundo da vida. Na junção entre natureza e liberdade, o corpo não é da ordem do “eu penso”, mas do “eu (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    A melancolia como pivô das tópicas freudianas: notas sobre o descentramento da subjetividade.Diego Luiz Warmling & Petra Bastone - 2022 - Aufklärung 9 (3):161-176.
    O inconsciente, a grande descoberta freudiana, foi o responsável por toda a composição da teoria psicanalítica. Como toda teoria, passou por adaptações de acordo com as descobertas de Freud, que se via na necessidade de reestabelecer as regras e os meios de funcionamento do aparelho psíquico. Através das antinomias pulsionais, das topologias relativas ao inconsciente e, em particular, da melancolia como pivô entre tópicas, mostraremos como Freud possibilita pensar não só as consequências da perda objetal, mas como esta influencia na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Butler leitora de Beauvoir: o gênero como ato performativo.Diego Luiz Luiz Warmling - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):16-38.
    Entre Beauvoir e Butler, questionaremos se o tornar-se mulher instaura a distinção entre sexo e gênero, convertendo-se num modo de aculturação que, aquém dos diferenciais anatômicos, designa uma performance em transformação. De Beauvoir, veremos: situada, a subjetividade se estabelece entre a civilização e as relações intercorpóreas. Assinalando a mulher como o segundo sexo, Beauvoir ratifica a ambiguidade como fator humano, tecendo reflexões à liberdade, opressão, reconhecimento e condição feminina. Disto, é interpelando Beauvoir que Butler interroga os gêneros. Rastreando no tornar-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Foucault, a Psicanálise e a Questão Queer: Por Uma Subversão da Identidade.Diego Luiz Warmling - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):128-160.
    Defenderemos que Foucault e suas críticas à psicanálise servem aos estudos queer quando, diante da dimensão produtiva do poder, interrogam os saberes pertinentes aos corpos sujeitos e suas sexualidades. Foucault faz problematizar o que quer que apareça na forma da fixidez, da norma ou, ainda, como mais fundamental, originário e a priori ao sujeito em seus devires. Suas análises são base aos desenvolvimentos queer pois, assim como estes, apontam para Isso: essa “coisa estranha”, esse “não-lugar”, esse “estar-entre”, essa “diferença tática”, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    From criticism to the semiotic to the abject as a paradigm of body-genderification: Judith Butler reader of Kristeva.Diego Luiz Warmling - 2025 - Griot 25 (1):304-323.
    Whether using semiotics to criticize psychoanalysis, whether to incorporate the abject among its problematizations, or to highlight its ambiguities, it is a fact that Judith Butler largely (re)mobilizes the notions and criticisms left by Julia Kristeva. Starting with her thesis on Hegel, she finds in this author useful tools to problematize the ways in which certain subjects are execrated in the same way that we execrate our excesses. Based on his reading of Kristeva, we will see that Butler builds a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Freud e o mal-estar como destino da subjetividade.Diego Luiz Warmling & Diego Rodstein Rodrigues - 2022 - Princípios 29 (60):296-322.
    Partindo de O Mal-Estar na Civilização (1930), advogaremos que, se não há nada na cultura que não garanta nossa ruina, nosso destino reside num indefinível e persistente mal-estar. Problematizando incógnitas como a felicidade, a inibição pulsional, a destrutividade como variante da pulsão de morte, o sentimento de culpa, a hegemonia do Super-Eu e o triunfo de Thanatos, veremos que Freud não vislumbra possibilidades de anular a situação de desamparo em que nos encontramos. Sendo a agressividade uma de nossas fontes propulsoras, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  19
    Freud e o Triunfo de Thanatos.Diego Luiz Warmling - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):9-33.
    Partindo da segunda tópica freudiana, assinalaremos a ação triunfante de _Thanatos _através da _repetição, _da _morte _e da _agressividade _pulsionais. Falaremos do novo dualismo pulsional_, _reconhecendo na _morte _um impulso silencioso que, contrariando _Eros, _atua como fundo não-figurável, dispersivo e estruturante do psiquismo. Se outrora Freud pautou-se pela conservação da vida, é atentando ao problema da _repetição_ que dá lugar ao vazio e ao caos pulsionais, teorizando sobre o impulso ao estado de não-vida: a _pulsão de morte_. Sendo a meta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Freud e o descentramento da subjetividade: o inconsciente como via de recusa consciencialista.Diego Luiz Warmling & Petra Bastone - 2023 - Griot 23 (2):79-98.
    O inconsciente foi a maior contribuição freudiana e passou por reformulações. Da primeira até a segunda tópica, Freud teorizou a respeito de um Eu inconsciente e nada soberano. Nos interessa nesse artigo mostrar como Freud estabelece uma crítica às teorias consciencialistas e qual o caminho percorrido para encontrar um outro caráter para o Eu. Para tanto, mobilizaremos sua teoria do desejo, sendo esta a principal responsável pelo funcionamento do psiquismo. Suporemos que o inconsciente freudiano introduz para a humanidade um modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    O passado de uma ilusão e o futuro de uma tragédia.Renato dos Santos & Diego Luiz Warmling - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):212-231.
    Dos desdobramentos freudianos acerca da civilização, questionaremos como, diante da eminencia de um futuro trágico, a indagação de formas alternativas de gozo pode originar uma sociedade menos hostil. Partindo de noções como pulsão de morte, agressividade e Super-Eu, veremos que a racionalização dos afetos não reclama nossa destrutividade. Da antinomia entre Eros e Thanatos, Freud conclama a independência das pulsões agressivas, alegando que a civilização é vivenciada como mal-estar. Assinalando como os desejos do outro estão implicados nos nossos, acentuaremos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A Reforma do ensino médio, de Giovanni Gentile, eo estado facista.Jefferson Carriello do Carmo - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 3 (1):p - 33.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Considerações Sobre Processo de Produção Capitalista ea Precarização do Trabalho Docente na Escola.Jefferson Carriello do Carmo - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Políticas de industrialização e de educação para o trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul e Campo Grande.Jefferson Carriello do Carmo - 2013 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 15 (1):p - 94.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Wittgenstein: Notas Sobre Lógica, Pensamento e Certeza.Juliano Santos do Carmo, Eduardo Ferreira das Neves Filho, Alexandre Noronha Machado, Darlei Dall'Agnol, Janyne Satler, João Vergílio Gallerani Cuter, Jonadas Techio, Rogério Saucedo & Victor Krebs - 2014 - NEPFIL online | Dissertatio's Series of Philosophy.
    O objetivo desta publicação é incentivar a produção filosófica de excelência por parte de pesquisadores notadamente influenciados pela filosofia de Wittgenstein e cujos temas possam suscitar um debate aprofundado. Além de desafiar o empreendimento filosófico contemporâneo, os temas aqui apresentados abordam questões que muitas vezes estão além daquelas consideradas por Wittgenstein em seu tempo. O leitor encontrará neste volume questões relacionadas ao ceticismo semântico e epistêmico, ao relativismo ético, às leituras literárias de Wittgenstein, ao problema das outras mentes e percepção (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Algumas obras sobre a temporalidade.Ch Do Carmo Silva - 1978 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 10 (61-62):120-135.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Wittgenstein: an expressivist approach about emotions.Juliano Santos do Carmo - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):550-566.
    This paper aims to show that Wittgenstein’s approach to the concepts of sensation and emotion can shed light on many philosophical dilemmas that remain present in the contemporary debate. My analysis will start by characterizing Jesse Prinz’s approach to emotions (heavily influenced by the physiological theory of William James) and, then, it will proceed to show that Prinz is subject to the same criticisms that Wittgenstein expressed about William James’s theory. Finally, I will argue that Wittgenstein, in Philosophical Investigations, advocated (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    Kandinsky e a relação entre música e pintura na metafísica do belo de Schopenhauer.Gabriel do Carmo Aguiar & Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e71798.
    O presente texto tem por objetivo compreender a pintura de Wassily Kandinsky a partir da metafísica do belo de Arthur Schopenhauer, especialmente a partir da relação entre pintura e música estabelecida pelo pintor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  12
    Caminhos do filosofar.Maria do Carmo Tavares de Miranda - 1991 - Recife: Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Educação e Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  30
    YouTube como fonte de informação na promoção de uma educação antirracista para bibliotecas escolares.Clarice do Carmo Siqueira & Erinaldo Valério - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2).
    O YouTube é um dos sites mais acessados do mundo, a plataforma conta com diversas ferramentas de interatividade e compartilhamento de informações, heranças do surgimento da Web 2.0. O cyberespaço permitiu com que questões sociais ganhassem mais visibilidade, assim como, as relações étnico-raciais, um dos principais assunto discutidos neste trabalho. Nesta perspectiva, a seguinte pesquisa se propôs a investigar o YouTube como ferramenta no auxílio aos/as estudantes enquanto fonte de informação para uma educação antirracista. Tendo em vista que, a educação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  39
    Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl.Marcia do Carmo Saturnino - forthcoming - Horizonte:1649.
    O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo capítulo trata (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Viagem de sonho, a angústia do submundo e outros textos : a escrita como parte da construção de saberes no e pelo trabalho numa experiência de chão de fábrica.Maria do Carmo Canani - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi, Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Diálogo e meditação do viandante.Maria do Carmo Tavares de Miranda - 1975 - Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Editora Universitária.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    DE REPENTE NEGRA: reflexões e problematizações sobre ser uma pessoa negra de pele clara no Brasil.Kissy Cristina do Carmo Ferreira Oliveira - 2023 - Odeere 8 (2):215-232.
    Esse artigo parte de um relato de compreensão recente de sua autora como mulher negra de pele clara. Evocam-se, a partir daí, temas referentes ao pertencimento racial, no caminho percorrido até essa autodeclaração, e se põem em relevo, em perspectiva sócio-histórica, dispositivos como colorismo e tokenismo, a fim de se investigar o entendimento de si como pessoa negra e as formas pelas quais a branquitude pretende controlar relações e interações entre pessoas de diferentes tonalidades de pele.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Lançado livro naturalism: Contemporary perspectives pelo nepfil-ufpel.Clademir Araldi, Juliano Santos do Carmo & Flávia Carvalho Chagas - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Orçamento Participativo no ABC, São Paulo.Maria do Carmo Carvalho & Débora Filgueiras - 1994 - Polis 34.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    Proposta teórico-metodológica para o estudo de sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais virtuais.Ruleandson do Carmo Cruz - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):71-88.
    Revisa os conceitos de sujeitos informacionais, práticas informacionais, redes sociais, e sites voltados à formação de redes sociais virtuais. Destaca a importância contemporânea dos sites de redes sociais no contexto informacional. Apresenta proposta teórico-metodológica para o estudo dos sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais e das práticas informacionais por eles performadas em tais sites. Considera a dificuldade de se encontrar modelos para o estudo social dos sujeitos em contexto virtual.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O ser da matéria: estudo em Kant e Tomás de Aquino.Maria do Carmo Tavares de Miranda - 1976 - Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Novo código de processo civil: Reflexões sobre liberdade, igualdade E mudanças de paradigmas.Gabriella do Carmo Pantoja Duarte - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: REFLEXÕES SOBRE LIBERDADE, IGUALDADE E MUDANÇAS DE PARADIGMAS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Midiatização da saúde e construção de subjetividades de pacientes nas plataformas digitais: o caso Brooke TV.Maria do Carmo Falchi & Ana Paula da Rosa - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (2).
    Com o diagnóstico de uma enfermidade, pacientes e familiares enfrentam situações como exames médicos, aceitar as limitações e possibilidades, mas também questões relativas aos processos comunicacionais no entorno da doença. Sendo assim, objetivamos, compreender a construção das subjetividades de pacientes com Síndrome de Turner nas plataformas digitais, em uma sociedade em vias de midiatização. Portanto, traz-se os conceitos de midiatização (GOMES, 2016), e subjetividades (MORI; GONZALÉZ REY, 2012). Compreendemos que a elaboração das subjetividades de pacientes se torna mais complexa com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  45
    Obésité morbide et fonction oméga.Terezinha Féres-Carneiro & Maria Do Carmo Cintra De Almeida-Prado - 2009 - Dialogue: Families & Couples 3 (3):103-116.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  44
    Heidegger eo Oriente ou da Extrema In-diferenca Ocidental.Carlos Henrique & Do Carmo Silva - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  27
    Uncovering hidden meanings in legal discourse on the elderly: A semioethical perspective.Rosana Do Carmo Novaes-Pinto & Marcus Vinicius Borges Oliveira - 2016 - Semiotica 2016 (209):301-321.
    Name der Zeitschrift: Semiotica Jahrgang: 2016 Heft: 209 Seiten: 301-321.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  25
    LUÍS VI E SUGER As relações de poder entre a Igreja e o Estado francês no séc. XII.Maria do Carmo Parente Santos - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):391-403.
    O tema do nosso trabalho é a análise da obra Vie de Louis VI Le Gros, escrita pelo abade Suger. Esta crônica é a narrativa do reinado do monarca francês, Luís VI, feita pelo abade Suger, testemunha ocular dos acontecimentos nela narrados. No nosso entender a obra reveste-se de bastante interesse para o historiador, visto que através dela podemos tentar compreender como os intelectuais da Igreja relacionavam- se com o poder secular e os motivos que os levaram a apoiar ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  23
    O discurso fotográfico entre a doxa e o paradoxo.Maria do Carmo Serén - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022002.
    Photographic discourse between doxa and paradoxe appearing in 1839 as a technical process of representation of the image, in the amateur and enlightenment middle, Photography will produce a popular speech that will be exclusive for almost three decades: the photographic image is beautiful more perfect it is as an imitation of the reality. Clear and with formal information about time and space. This popular speech includes a short historical information about some authors of technical inventions that improved fixation and circulation (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  44
    De kāla a kṣaṇa ou da recorrência à instantaneidade.Carlos H. Do Carmo Silva - 2006 - Cultura:131-178.
    O presente estudo pretende salientar o trânsito das grandes formulações da concepção da temporalidade na tradição hindu: do tempo (kāla) à sua compreensão como instantâneo (kṣaṇa). Num ponto preliminar, salientam-se as condições linguísticas do pensar indo-europeu e a "gramática" sanscrítica a propósito do tempo. Sublinham-se de seguida os enquadramentos rituais e míticos, tanto ligados com a ciclicidade (saṃsāra), como com o imutável e eterno (ānantya). Depois percorrem-se, de forma sintética, os vários "sistemas" filosóficos salientando respectivamente: a concepção metafísica (no Vedānta (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Une philosophie de la" dynamique créative".Maria do Carmo Tavares de Miranda - 1996 - Giornale di Metafisica 18 (3):443-446.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Da indiferenciaçao do dizer ao autómaton da fala: Os Limites da Linguagem em Wittgenstein.Carlos Henrique Do Carmo Silva - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):247 - 284.
    O presente estudo constitui um ensaio crítico de reflexão sobre a questão dos limites da linguagem em Wittgenstein. A perspectiva deste estudo observa, numa primeira parte, o próprio procedimento do método wittgen-steiniano e segue um modelo de discurso plural, a partir de várias perspectivas que, não só permitem desconstruir a aparente unidade da razão, como indagar interiormente do próprio limite da análise wittgensteiniana. Retomando a caracterização da linguagem e do pensamento nos seus traços fundamentais, desde o "Tractatus" até às "Investigações (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Inteligibilidade da matéria Ciência e Filosofia.Maria Do Carmo Tavares De Miranda - 1974 - Revista Portuguesa de Filosofia 30 (4):369 - 380.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Meditação sobre a Filosofia.Maria Do Carmo Tavares De Miranda - 1959 - Revista Portuguesa de Filosofia 15 (2):142 - 148.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  36
    Heidegger e o Oriente ou da Extrema In-diferença Ocidental.Carlos Henrique Do Carmo Silva - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):301-348.
    O presente artigo tenta equacionar algumas das perspectivas da filosofia de Heidegger na sua abertura para o pensamento oriental. Pondera-se em primeiro lugar o quadro terminal do ciclo histórico-filosófico do pensar ocidental e delineiam-se as várias fronteiras do sentido do Oriente na originaria experiencia da Filosofia tal como Heidegger a concebe. Apos esta determinaçaó preliminar do orientalismo ocidental de Heidegger retomam-se uma serie de determinantes da fenomenologia ontologica e da linguagem para elucidar o campo privilegiado do "Oriente" heideggeriano: ambito da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  33
    Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos. [REVIEW]Erlania do Carmo Freitas, Andre Souza dos Santos, Alba Benemérita Alves Vilela & Maria Patricia Milagres - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019016.
    O presente artigo tem por objetivo investir em uma abordagem critica e reflexiva acerca da parcela de contribuição deixada por alguns filósofos contemporâneos, sobre a valorização do aproveitamento e uso racional dos alimentos de forma integral, evitando o desperdício. Trata-se de uma reflexão descritiva estruturada em quatro seções. Desde décadas passadas já existiam alertas sobre o uso racional dos recursos naturais e o desperdício de alimentos, e o Brasil por ser grande produtor de frutas tropicais a nível mundial, aproveitar cascas, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Rapid Naming in Brazilian Students with Dyslexia and Attention Deficit Hyperactivity Disorder.Luciana Mendonça Alves, Cláudia M. Siqueira, Maria do Carmo Mangelli Ferreira, Juliana Flores Mendonça Alves, Débora F. Lodi, Lorena Bicalho & Letícia C. Celeste - 2016 - Frontiers in Psychology 7.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  45.  31
    Lei de cotas – reserva de vagas e ações afirmativas no médio integrado do IFTO – Campus Dianópolis.Roselaine Gusson Mendes & Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz - 2022 - Odeere 7 (2):155-173.
    Neste trabalho, apresenta-se a análise das matrículas e da implementação da Lei Federal n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas e Ações Afirmativas, para ingresso nos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática na forma Integrada ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Dianópolis, no período de 2014 a 2018. A partir do estudo dessa Lei, do Decreto n. 7.824/2012, da Portaria Normativa do Ministério da Educação (MEC) n. 18/2012 e dos editais publicados pelo Instituto, foi realizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A relativização da impenhorabilidade nos processos de execução: A imprescindibilidade da hermenêutica constitucional na análise do Caso concreto.Lucely Ginani Bordon & Rafael Bruno do Carmo Dias - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RELATIVIZAÇÃO DA IMPENHORABILIDADE NOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO: A IMPRESCINDIBILIDADE DA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL NA ANÁLISE DO CASO CONCRETO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. As formas de conceitualização do empreendedorismo na economia.Paulo Sergio Marchelli & Rosemeire do Carmo Mota Dias - forthcoming - Lumen: Selected Proceedings From the Canadian Society for Eighteenth-Century Studies.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  34
    O conceito de função na ecologia contempor'nea.Nei Freitas Nunes-Neto, Ricardo Santos do Carmo & Charbel Niño El-Hani - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):43.
    O discurso funcional é tanto ubíquo quanto central na ecologia contemporânea, principalmente no contexto das pesquisas sobre biodiversidade e funcionamento ecossistêmico, que emergiram nos anos 1990 em meio à crise da biodiversidade. Entretanto, a despeito dessa forte presença na ecologia, o discurso funcional ainda não tem sido investigado de maneira adequada nesta ciência, na medida em que muitos problemas fundamentais a respeito do tema ainda permanecem sem respostas claras. Por um lado, os ecólogos que lançam mão de explicações funcionais parecem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. Patroas vs empregadas: o conflito das classes retratado nas telenovelas.Florentina Neves Souza & Lucas do Carmo Dalbeto - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    A relação entre patroas e empregadas constitui uma privilegiada situação para a discussão sobre os conflitos de gênero e classe, uma vez que está inserida em um contexto considerado essencialmente feminino, o ambiente doméstico. Diante deste cenário, Preuss (1997) e Kofes (2001) realizaram, em diferentes épocas, estudos que exploravam esta relação. Suas pesquisam evidenciam que os conflitos gerados entre patroas e empregadas domésticas são um reflexo da disputa entre as classes pelo domínio do poder simbólico. Com base nos resultados obtidos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Naturalism: Contemporary Perspectives.Clademir Araldi, Flávia Carvalho Chagas & Juliano Santos do Carmo (eds.) - 2013 - Pelotas: NEPFIL online.
    The basic assumption present in these articles is that naturalism is highly compatible with a wide range of relevant philosophical questions and that, regardless of the classical problems faced by the naturalist, the price paid in endorsing naturalism is lower than that paid by essentialist or supernaturalist theories. Yet, the reader will find a variety of approaches, from naturalism in Moral Philosophy and Epistemology to naturalism in the Philosophy of Language, Philosophy of Mind and of the Aesthetics.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 969